Após a saída da Portugal Telecom da Vivo, e sua entrada na Oi, aumentaram as especulações sobre uma possível venda da Tim Brasil. Trata-se de um comentário recorrente e que tem aparecido periodicamente na imprensa brasileira e internacional.
Não faltariam candidatos a esta aquisição. O Brasil é o 5º mercado de celular do mundo e está em fase de expansão. A Vodafone foi apontada como uma das interessadas.
A Teleco estima que a Telecom Italia poderia receber cerca de 7 bilhões de euros com esta operação. Dinheiro este que poderia ser utilizado para reduzir sua dívida líquida de 33,9 bilhões de euros, que representa 3,1 vezes o seu EBITDA anual.
Resultados da Telecom Italia | ||||
Bilhões de Euros | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 |
Receita líquida | 31,3 | 31,0 | 29,0 | 27,2 |
EBITDA | 12,9 | 11,7 | 11,1 | 11,1 |
Margem EBITDA | 41,1% | 37,6% | 38,2% | 40,9% |
Lucro líquido | 3,0 | 2,4 | 2,2 | 1,6 |
Dívida Líquida | 37,3 | 35,7 | 34,5 | 33,9 |
Para fazer face ao alto endividamento, a Telecom Italia vendeu entre 2004 e 2006 suas operações no Chile, Peru e Venezuela. Se desfez também de outros ativos internacionais nos anos seguintes, sendo o último a Hansenet (operadora de Banda Larga na Alemanha) vendida para a Telefonica em 2009. Restou a Tim Brasil e uma participação na Telecom Argentina.
O problema é que a receita da Telecom Italia na Itália (Fixo e móvel) está em queda e a Tim Brasil é a aposta de crescimento da operadora.
A Tim Brasil possui 44,4 milhões de celulares e apresentou um crescimento de 17,4% em sua base nos últimos 12 meses, enquanto a Telecom Italia possui em seu mercado doméstico 30,5 milhões de celulares e sofreu uma redução de 6,4% nos últimos 12 meses.
A Tim Brasil realinhou sua estratégia em 2009 e está conseguindo crescer e contribuir para o resultado da Telecom Itália, tendo sido responsável por 15,2% do EBITDA do Grupo no 2T10.
R$ Milhões | 1T09 | 2T09 | 3T09 | 4T09 | 1T10 | 2T10 |
Receita Líquida | 3.174 | 3.486 | 3.440 | 3.542 | 3.269 | 3.531 |
EBITDA | 618 | 764 | 772 | 982 | 810 | 887 |
Margem EBITDA (%) | 19,5% | 21,9% | 22,5% | 27,7% | 24,8% | 25,1% |
Lucro (prejuízo) Líquido | (165) | 313 | 195 | 349 | 30 | 101 |
Dívida Líquida | 3.473 | 2.900 | 2.544 | 1.684 | 2.557 | 2.520 |
Investimento | 194 | 423 | 536 | 996 | 576 | 436 |
Com a integração das operações fixas e móveis da Telefonica/Vivo e da Claro/Embratel, a Tim Brasil enfrentará uma concorrência mais pesada na oferta de banda larga móvel a partir de 2011. Ela está, no entanto, bem posicionada no mercado de voz. Segundo seu presidente Luca Luciani “O grande filé do setor é o serviço de voz, mas da telefonia móvel, e assim deve continuar pelos próximos 5 anos” (Jornal Valor Econômico)
A venda da Tim Brasil tornaria a Telecom Italia uma empresa menor e com atuação restrita ao mercado italiano. Ela poderia se justificar se a Telecom Italia decidir acelerar os investimentos em redes de fibra (FTTH) e NGN na Itália de modo a defender a sua posição neste mercado.
Uma mudança no quadro de controladores da Telecom Italia pode também implicar na venda da Tim Brasil.
Em 2007, a Pirelli vendeu a Olímpia, controladora da Telecom Itália, por EUR 4,1 bilhões para um consórcio (Telco) composto por: Telefonica (42,3%) e outros grupos italianos. A Telco aumentou sua participação na Telecom Italia para 24,5% em 2008.
A Telefonica passou a ter a sua presença na Telco questionada pelos sócios italianos quando adquiriu o controle da Vivo. Os recursos obtidos com a venda da Tim Brasil poderiam ser utilizados para comprar a participação da Telefonica na Telecom Italia.
Matéria de: www.teleco.com.br
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